São Paulo, 25 de Abril de 2022

“Do fogão à mesa : Textos escritos no calor da emoção!”
A arte gera emoções. Música, cinema, teatro, todo tipo de arte! Cada qual em sua função, com seus mecanismos, transmite sua mensagem.
Tomarei a liberdade de considerar essa minha primeira “crítica” de teatro. Uma nova divisão de pensamentos nesse singelo blog.
Tive a oportunidade de assistir e me emocionar com a peça “terremotos”, dramaturgia de Mike Bartlett, tradução e adaptação de Marco Antônio Pâmio e Marco Aurélio Nunes. Ao final do texto reproduzirei a sinopse oficial da peça e deixarei o link para mesma. Não é minha intenção descrever a história mas apresentar o que eu, como público, senti e vi no teatro.
Nós, público, que lotamos a plateia do teatro popular do SESI em pleno domingo à noite, assistimos, gratuitamente, a uma brilhante montagem sobre o caos do meio ambiente, seja ele ecológico ou familiar.
Em meio à um cenário minimalista, porém altamente adaptável e dinâmico, feito por pequenas e grandes estruturas metálicas que, a cada cena, colocavam os personagens em diferentes ambientes, a peça nos apresentou já nas primeiras cenas personagens complexos em si mesmos, entremeando suas dúvidas e conflitos pessoais à crise ambiental ao qual JÁ vivemos.
Com elementos de dança, a passagem do tempo e loucura na mente de Maya – a do meio de 3 irmãs abandonadas pelo pai, um autossuficiente cientista do clima de caráter duvidoso – é representada de forma visual como em uma obra viva. A coreografia e os elementos cenográficos dão vida aos pensamentos de Maya, ilustrando o imaginário.
Em um primoroso jogo de luzes e sons, múltiplas cenas se desenrolam simultaneamente, onde elementos cenográficos, frases e atuações conectam as cenas nos diversos planos.
Dezenas de atores interagem a cada cena para trazer a complexidade e profundidade necessária à uma história que se desenrola paralelamente e simultaneamente à cada um dos principais personagens, ao mesmo tempo que cenas de flashback são cirurgicamente inseridas para demonstrar “como” e “porque” chegamos até ali.
Superado o estranhamento inicial, nota-se que os textos são bradados à plenos pulmões por todos os atores. Palmas à produção e a cada ator, que consegue levar suas falas com a mesma intensidade até o fim da apresentação.
O “terremoto” ambiental acaba sendo um pouco ofuscado pela distorção familiar, mas consegue mostrar com claridade a disputa entre o dinheiro e a ecologia, entre a moral e o imoral, entre o objetivo coletivo e o objetivo pessoal.
Como diz Yasmin, a irmã caçula, “as coisas mudam”. Assim espero! Que algo mude, ao menos para aqueles que da peça aprenderam alguma lição.
E não foram poucas!
TERREMOTOS
Tozi Produções
Projeto: Montagem Cênica Inédita SESI-SP
Temporada de 5 de março a 12 de junho de 2022
Quinta a sábado, 20h, e domingo, 19h
Tradução em Libras em 26 de março Conheça os símbolos de acessibilidade comunicacional utilizados na cultura | Secretaria Municipal de Cultura | Prefeitura da Cidade de São Paulo
Audiodescrição em 30 de abril Conheça os símbolos de acessibilidade comunicacional utilizados na cultura | Secretaria Municipal de Cultura | Prefeitura da Cidade de São Paulo
A história se desenvolve a partir dos conflitos de três irmãs, deixadas de lado há muito tempo por seu pai. Ele é Rubens Kramer, um proeminente cientista do clima, que esteve envolvido em importantes pesquisas nos anos 60, responsáveis por autorizar deliberadamente o voo de aeronaves, afirmando, na época, que o combustível dessas aeronaves não era nocivo a camada de ozônio. Hoje o pai prevê o apocalipse ambiental. Sara, a irmã mais velha é uma ministra que planeja deter toda a expansão de aeroportos, escolhendo o meio ambiente em detrimento da economia. Maya, a irmã do meio, está gravida e cada vez mais deprimida com o futuro incerto do planeta, em que sua filha viverá. Yasmin, a irmã mais nova é uma jovem rebelde e um incômodo frequente para sua irmã mais velha. Três diferentes trilhas são traçadas, sob um solo que já sente os abalos de um tremor eminente.
Link da peça: https://www.sesisp.org.br/evento/944d57ce-73c8-4b7d-a3b0-37bfb3e01cac/terremotos