São Paulo, 14 de Maio de 2022

Você confia? De verdade? Você confia em alguém? E você se considera confiável? Podem “por a mão no fogo” por você?
Existem pessoas que são desconfiadas. Sempre estão com um pé atrás. Podem ter aprendido com os pais, podem ter nascido assim, podem ter levado muito tombo e ter se moldado. São pessoas que não confiam. E quando falo em confiar, é confiar MESMO.
Depositar a confiança em alguém é sublime. E é para poucos.
Não acho que devemos confiar cegamente em todos ou qualquer um. Claro que deve existir um discernimento, seja ele baseado em fatos ou intuição.
Mas quando você encontrar alguém que mereça sua confiança, ao qual acredite realmente, então tire esse peso das costas. Viva mais leve! Pelo menos com essa pessoa, confie de verdade.
Me parece relativamente simples a equação: Eu quero que confiem em mim. Não me sentiria tranquilo, não deitaria a cabeça no travesseiro de forma leve se tivesse que esconder, enganar, ludibriar e qualquer outro sinônimo. Então, se eu confio, eu confio.
Mas a confiança é um sentimento que não tem conserto. Podemos dar novas chances, seja para quem for, seja família, amigo, cônjuge, funcionário, patrão, cliente, não importa. Sou a favor de novas chances. Novas e excelentes histórias podem ser construídas, mesmo após a quebra da confiança, inclusive de amor, paixão, dinheiro, serviço. Mas NUNCA mais será igual. A partir daquele momento, o que foi quebrado, foi quebrado.
O perdão não é esquecimento. É convivência. É não sentir mais mágoa, dor, raiva ou qualquer outro sentimento negativo por aquela pessoa. É saber conviver com ela, ter respeito, carinho e afeto.
Mas a confiança… essa nunca voltará a ser 100%. Não como foi um dia.
Eu prefiro confiar. Vou quebrar a cara um milhão de vezes. Mas mesmo assim eu prefiro confiar naqueles ao qual escolho confiar. E espero que confiem em mim.
Não passe uma régua na humanidade. Não generalize. Nem balize suas métricas por baixo. Cada um é um ser único. Cada ser é individual e mutável em si mesmo.
Mas a confiança… essa é do caráter. Ou você tem, ou você não tem. Escolha de que lado você deseja ficar.
E confie naquele que irá te segurar à beira do abismo.
IMAGEM POR cottonbro | PEXELS