São Paulo, 07 de Março de 2022

É muito comum, ao final de um relacionamento, assistirmos a “mudança” nas pessoas envolvidas. Via de regra, o rompimento é sempre unilateral. Não que não existam situações de concordância. Cada situação é única por si só, pois se cada pessoa é única, o relacionamento entre duas pessoas é muito mais “único”. Portanto, a forma e o sentimento de cada um serão tão únicos quanto as partes. Mesmo assim a “atitude” de mudar a direção vem de uma das partes. Dificilmente ambos falarão as frases mágicas exatamente em sincronia, simultaneamente. Então, terá partido de um.
Essa ação não influencia em nada as mudanças de atitudes. Ambas as partes podem mudar. Ou não. É justamente esse o ponto desse pensamento. Aquele que muda é porque não estava sendo coerente com seu próprio “eu”.
Isso não significa que essa pessoa foi “reprimida” ou “infeliz” durante toda sua vida ou seu relacionamento. Significa que seus valores e aquilo que te satisfaz, que te trás paz, alegria e felicidade pode ter se alterado com o tempo. Ou essa pessoa pode sim ter se reprimido. Não dá para saber ao certo, porque as duas possibilidades são possíveis. E até ambas simultaneamente.
Porém existe os que não se alteram. Não mudam seus valores, sua forma de ver a vida, sua forma de agir. Que entram e saem de um relacionamento sendo “a mesma pessoa”. Não em tudo, obviamente. Todos mudamos o tempo todo. Nossos desejos e vontades mudam. Nossos objetivos mudam. Mas nossa essência não precisa mudar. Ao menos que seja um desejo genuíno de mudança. Ou, como eu disse acima, algo que foi reprimido por um tempo, seja ele curto ou longo, e que essa pessoa precisa vivenciar para saber seus próximos passos.
Não julgo ninguém. Não é minha posição, e não deveria ser a sua, caro leitor. Quem somos nós para julgar? Sob que aspectos? Que valores? Com que moral? Cada um sabe de si. Sabe o que é melhor para seu próximo passo, mesmo sem saber para qual caminho estará seguindo.
Pois no fim, nenhum de nós sabe o próximo passo.
IMAGEM POR mrganso|PIXABAY