São Paulo, 06 de Dezembro de 2021

Muitas pessoas nascem sem determinados membros do corpo. São condições congênitas. Outros tem seus corpos mutilados por acidentes (imprudência, imperícia ou negligência), guerras, causas naturais ou doenças. Mas para a sorte da humanidade são poucos os que tem seus membros de decepados por violência, de forma ignóbil, a sangue frio.
A dor psicológica faz isso com as pessoas. Arranca algo de forma vil e cruel. E não pode ser vista. Não é possível identificar que essa pessoa não é um ser completo. Que lhe falta algo. Lhe falta um pedaço. Lhe falta um membro que lhe foi arrancando. Essa pessoa sangra. Sangra por dentro. Desfalece aos poucos, morrendo de dor e angústia.
Ter empatia por essas pessoas é vital para que elas possam sobreviver. A mente não é um órgão, não é palpável, não é operável, não é visível. A mente não “existe”, e ao mesmo tempo rege toda a orquestra.
Comecei a escrever esse texto pela minha dor. Pela parte que me foi arrancada. Sonhos, objetivos, desejos, lutas, motivações, alegrias. Mas conforme as palavras foram se desenhando em minha mente e passando para as pontas de meus dedos, percebi como minha dor é “volátil”. Minha dor tem cura. Depende de mim. Apenas de minhas vontades e decisões. Apenas de encarar o passado com sua beleza fugaz e construir um futuro ainda melhor.
Essa oportunidade muitas vezes não é dada aos que tem a mente fragilizada, corrompida pela dor, destruída pelo medo, pela angústia, pelo pânico e pela ansiedade. Existem aqueles que não conseguem sair sozinhos desse canto escuro do cômodo mais profundo de seu ser. A eles não é concedida essa dádiva.
Agradeço a oportunidade desse espaço, criado por mim mesmo, para mim mesmo, impulsionado por alguém que me de tanta força e impulso por tanto tempo, onde posso liberar em palavras sentimentos ao qual não estão claros minha mente, mas que em construções de palavras tornam-se mais cristalinos.
Aos que tem a mente sã, procurem entender os que não tem. Eles não precisam de crítica, chacota ou desdém. Eles precisam de compreensão, carinho e amor.
IMAGEM POR HannahJoe7|PIXABAY