paper-toy-1767987_960_720

APENAS O SUFICIENTE?

São Paulo, 17 de Setembro de 2021

A vida é cheia de escolhas. O tempo todo somos obrigados a escolher, das coisas mais simples as mais complexas.

Uma hora você começa a se questionar. Sobre tudo. Meu emprego me basta? O que recebo é o que mereço? Dou a atenção que devia aos meus amigos? Aos meus familiares? A mim mesmo? Recebo a atenção que desejo? Minha(o) companheira(o) me corresponde ? Minha vida a dois é boa?

Questionamentos que balançam nosso “pé de jaca”. Começam a cair aos montes e se espatifar no chão. Ai de quem estiver perto. Vai levar uma jaca na cabeça.

A grande dúvida é se tudo é “suficiente”, ou se queremos “mais”.

Olhe a sua volta. Olhe dentro de você. Coloque na sua balança interna o peso de cada coisa. Pense quanto tempo do seu dia você está “feliz” ou “triste”. É ai que mora a resposta.

Já escrevi em outros textos. A felicidade plena e duradoura não existe. Nem adianta procurar. Você não vai achar, porque não existe. A vida é feita e momentos felizes e momentos tristes. Faz parte.

O corpo é o espelho da alma, já disse o poeta. Ele tem razão. Doenças e problemas físicos e psicológicos podem ter origem no desequilíbrio da balança. Se ela está com o prato da tristeza mais cheio que da felicidade, é problema na certa. E como saber isso? Como identificar se você está sendo “suficiente” para você mesmo em suas atitudes e pensamentos?

Pare! Reflita!

O que você quer fazer hoje a noite? O que você quer para amanhã? Para o fim de semana? Para suas férias? Para seu futuro?

Quando você começar a olhar para isso, verá se o que está fazendo é ou não suficiente para chegar lá. Você começará a perceber se suas atitudes e omissões estão lhe levando para onde quer ou te afastando de lá. Mas para isso, você precisará saber para onde quer ir. O gato da Alice já dizia: Se você não sabe para onde ir, qualquer estrada serve.

Não viva sua vida “por viver”. Isso não é vida. É apenas sobreviver. Pese a importância que cada coisa tem para você. Nas escolhas você vai perder algumas coisas para ganhar outras. Ninguém pode ter tudo. E as vezes você perde hoje para ganhar amanhã. As vezes você estará tão feliz pela felicidade do outro que terá valido a pena. Mas não esqueça que você também tem que ser feliz, e não apenas os outros. Seja suficiente para você mesmo. Mas sem esquecer que não estamos sozinhos no mundo.

O suficiente pode não bastar. Busque a alegria. Busque equilibrar a balança ou deixar que ela penda para sua felicidade. Não seja apenas suficiente. Seja mais. E quando o que está ruim não lhe basta, se afaste. De um basta. Mude. Tome uma atitude. Vire a mesa. Grite. Xingue. Brigue. Chore. Faça o que precisar. Mas perdoe. A si mesmo e aos outros.

O suficiente não é suficiente para a vida toda.

FOTO POR smallme4u|PIXABAY

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Emma Dee McCabe
Emma Dee McCabe

Author/ Photographer
Nulla facilisi. Sed eget enim hendrerit, posuere lectus eget, hendrerit enim. Morbi facilisis sed purus vel dapibus. Phasellus tempus ligula at augue tristique fermentum. Phasellus ac neque massa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUE TAL MAIS?

Pensamentos
Tchentchen Kopi

INCONSCIENTE PESSOAL

São Paulo, 09 de Agosto de 2023 Quem inventou a imagem do “anjinho” e do “diabinho” presente um em cada ombro de uma pessoa com

Mergulhe »
AOS OLHOS VISTOS

São Paulo, 20 de Junho de 2022 Cada ser humano reage de uma forma diferente à sua tristeza. Esse fato por si só geraria uma

Read More »
OCEANO VAZIO

São Paulo, 24 de Setembro de 2021 Na imensidão do oceanoem um botefuradoapenas eue meus pensamentos A água desaparecea terra desapareceestou caindoentre enormes paredesem um

Read More »

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Maecenas egestas cursus ante ac finibus. In quis lorem eu odio tincidunt hendrerit. Praesent ultricies nec arcu nec euismod. Nullam auctor sed magna quis fringilla

E-mail

whopsie@email.de

Address

843 White Lane, London

Phone

478-932-5442