São Paulo, 17 de Setembro de 2021

O Álcool é um composto extremamente volátil. Isso significa que ele evapora com rapidez. E junto ele leva nossa lucidez.
Quantas pessoas no planeta utilizam o álcool como fuga? Existem relatos até de animais que se entorpecem pelo poder alcóolico de algumas plantas. Eles, provavelmente, fazem isso apenas pelo prazer biológico ou pelo vicio. Fora dos desenhos animados não é comprovado que exista uma “consciência” nos animais. Já para os humanos, o que nos falta é justamente a consciência.
Bebemos socialmente. Bebemos para esquecer. Bebemos para entorpecer. Mas a “marvada da pinga” cobra. Cobra muito.
Por um período eu bebi. Todos os dias. Um copo de whisky, um cálice de pinga, um taça de vinho. Não importava. Eu chegava do serviço e bebia. Sentia uma culpa terrível. Morria de medo de me tornar dependente. Mas aquilo, de alguma forma, aliviava minhas preocupações. Entorpecia minha mente agitada.
Tempos difíceis. A ansiedade ainda não estava sendo tratada em mim. Eu não tinha acesso aos meus próprios arquivos, aqueles enterrados no fundo da mente. Meus medos e minha covardia estavam escondidas de mim mesmo. Eu não queria encarar a verdade, então bebia para “me fazer de bobo”. E funcionava. Mas por pouco tempo. Queria mais. As vezes tomava de novo antes de dormir. Estava com um pé no vicio.
Mas a vida tratou de “chacoalhar” tudo. Fui forçado a olhar para meus problemas de frente. Com isso perdi muita coisa. Perdi muito do que eu amava, do que eu me importava, do que me dava sentido na vida. Mas também perdi a necessidade do álcool.
Vieram os remédios corretos. Os químicos e os psicológicos. Passei a não conseguir mais beber. As vezes, muito raramente. Mas não me faz o bem que fazia outrora.
É…. a vida é mais capaz de entorpecer que o álcool. Ela nos derruba. O álcool é uma fuga idiota. Você empurra para “amanhã” as verdades que não quer encarar. Colocas todas dentro das garrafas vazias, tampa e joga fora. Mas a vida se encarrega de devolver.
Uma dia bate a porta o lixeiro da alma. E descarrega sobre você todas as garrafas vazias, que se quebram e deixam as angustias voando pela sala. Não dá para mais para escondê-las. Você não consegue pegá-las.
Só nos resta encarar a vida.
Sóbrios!
FOTO POR jarmoluk |PIXABAY