São Paulo, 24 de Abril de 2022

Todas as “primeiras vezes” trazem forte emoções e sensações. Para os ansiosos, a primeira vez também traz muito peso, pois ele, inconscientemente, faz centenas, milhares de projeções. Imagina falas, atos, reações, situações. Coloca em sua cabeça o desejado e tudo que pode dar de errado. Em algumas vezes, o ansioso deixa de fazer, de ir, de acontecer pelos medos das coisas que podem sair erradas.
Entendo isso como uma falsa sensação de “controle”. Pois, depois da primeira vez, o ansioso já conhece a situação, o local, a pessoa, e tende a acreditar que terá “tudo sobre controle”. Ledo engano.
Nós nunca temos o controle de absolutamente nada. Nem sozinho, quanto mais acompanhados! São infinitas, verdadeiramente infinitas possibilidades que moverão as peças no tabuleiro.
Eu acredito em alguma forma de “energia”, seja ela qual for, como for. Não que o pensamento positivo garanta qualquer coisa. Não garante. Você pode ser o mais positivo dos seres humanos, e não estará livre das intempéries da vida. Porém, o otimista passa muito mais tempo “feliz” que o pessimista. Enquanto o pessimista acredita que não vai dar certo, e tem gratas surpresas quando dá certo, o otimista passa o tempo todo acreditando que dará certo, e as vezes tem as decepções. Mas rapidamente virará o jogo e olhará para o próximo passo, acreditando novamente que dará certo.
Isso também se aplica à primeira vez. Entrar na primeira vez em qualquer situação com pensamento positivo, antecipadamente, te deixará mais feliz por mais tempo. E se a decepção vier, vire o jogo e pense na próxima, seja ela a próxima “primeira vez” ou todas as outras vezes de algo.
Estanho pensar que, no fundo, quase todas as situações são “primeira vezes”. O mesmo local, com a mesma pessoa, será a “primeira vez” de inúmeras variações desse cenário. Você não será o mesmo, nem a(s) pessoa(s). O que torna, em certa visão, todas as situações como sendo as primeiras.
Talvez olhar por esse ângulo alivie certos sentimentos. Revisitar locais e situações que foram tão felizes em outras vezes podem trazer sentimentos muito fortes que nos abalam. Pensar que dessa vez também trará novas experiências que ficarão gravadas em sua vida como “novas primeiras vezes” trás luz às trevas que se avizinham. E fará com que novas e maravilhosas lembranças sejam cunhadas em sua mente. Desde que você se permita vive-las, permita-se se entregar ao momento, sem ficar preso ao passado feliz.
Esse pensamento agora me alivia. Traz uma nova perspectiva das coisas. Tentarei segui-lo.
Por mais que algumas coisas ainda doam.
IMAGEM POR Wayne Lee-Sing | UNPLASH