São Paulo, 22 de Abril de 2022

Qual o grau de importância que você dá para cada pensamento que lhe vem a mente?
Meço a importância deles pelos meus valores internos, pelo meu passado, meu presente e pelo que eles significam para o meu futuro.
O controle da mente é uma busca incessante realizada por todos os seres humanos. Muitas crenças e filosofias trazem diversas teorias, técnicas e ferramentas que visam nos auxiliar nesse caminho.
Buscamos ajuda na literatura, seja ela psicológica, sociológica, espiritual ou filosófica. Buscamos ajuda na música, na natureza, nos amigos, familiares, esporte, hobbys, artes, cultura. Buscamos preencher nosso tempo, ocupar o espaço com experiências. Tudo isso é maravilhoso, importante e necessário.
Mas todos estaremos sozinhos em algum momento. No banho, na cama, no transporte, não importa. Em algum momento será você com você. E nessa hora sua mente irá produzir um bilhão de pensamentos.
Como controlá-los? Não sei.
Busco apenas “direcioná-los”. Levar os pensamentos para bons lugares. Se é do passado que me lembro, me esforço para não sentir dor ou saudade, mas a alegria de cada momento vivido. Se é do presente ao qual os pensamentos refletem, tento não sofrer pelas perdas ou dificuldades do agora, mas agradecer as oportunidades que surgem a cada instante. Se é o futuro tentando mostrar suas facetas ocultas, apenas levo os pensamentos para um lugar ao qual desejo alcançar, ao que ainda desejo viver e sentir.
Se dá certo? As vezes sim, as vezes não. Mas não deixo de tentar.
Controlar os pensamentos e não ser controlado por eles. Essa é uma luta diária, ao qual estamos destinados à travar.
Que saiamos vitoriosos!
IMAGEM POR kalyanayahaluwo|PEXELS